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hardelite

Como adicionar uma fala

Question

Oi pessoal, tudo bem ? to com uma dúvida...

Como eu posso adicionar uma fala no começo do script assim ?

    mes "[Quest Shop]";
    mes "Seja bem-vind"+ (Sex?"o":"a") +" "+strcharinfo(0)+"!";
    mes "O qual quest deseja fazer  ?";

    O script já possuí um menu das quests que podem ser escolhidas, porém não consigo implementar a fala no começo...

Eu consigo adicionar fala no começo quando a função é assim por exemplo: switch(select("- Elmos:- Asas","- Middle","- Cartas","- Set's")){

Mas como a função dele é assim: setarray .Shops$[1],"- Elmos","- Asas","- Middle","- Set's"; como eu posso adicionar a fala ?

SCRIPT:

https://nopaste.xyz/?87e7dbc5f60856ff#J4nWyxkQSHQ5dYzEiMGUn3Iz1klqkCB3r44ypwtRdrg=

Obrigado.

 

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4 answers to this question

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Experimente assim:

OnMenu:
	mes "[Quest Shop]";
	mes "Seja bem-vind"+ (Sex?"o":"a") +" "+strcharinfo(0)+"!";
	mes "Qual quest deseja fazer?";
	set .@size, getarraysize(@i);
	if (!.@size) set .@i, select(.menu$);
	else if (.@size == 1) set .@i, @i[0];
	else {
		for(set .@j,0; .@j<.@size; set .@j,.@j+1)
			set .@menu$, .@menu$+.Shops$[@i[.@j]]+":";
		set .@i, @i[select(.@menu$)-1];
	}
	deletearray @i[0],getarraysize(@i);
	if (.Shops$[.@i] == "") {
		message strcharinfo(0),"An error has occurred.";
		end;
	}
	dispbottom "[Quest Shop]: Atenção "+strcharinfo(0)+"! Selecione apenas uma Quest por vez.";
	callshop "qshop"+.@i,1;
	npcshopattach "qshop"+.@i;
	close;
	end;

 

 

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Posted (edited)

Não consegui adicionar 😕  você pode me falar onde eu adiciono essa função ?
ou em qual linha precisamente.

Eu queria apenas implementar a fala do menu nesse script. to meio confuso...

prontera,164,203,6	script	Quest Shop#1	4_M_MOCASS2,{ callfunc "qshop"; }
 
 
// Script Core
//============================================================
-	script	quest_shop	-1,{
function Add; function Chk; function Slot; function A_An;
OnInit:
	freeloop(1);
 
// -----------------------------------------------------------
//  Basic shop settings.
// -----------------------------------------------------------
 
	set .Announce,1;	// Announce quest completion? (1: yes / 0: no)
	set .ShowSlot,0;	// Show item slots? (2: all equipment / 1: if slots > 0 / 0: never)
	set .ShowID,0;  	// Show item IDs? (1: yes / 0: no)
	set .ShowZeny,0;	// Show Zeny cost, if any? (1: yes / 0: no)
	set .MaxStack,100;	// Max number of quest items purchased at one time.
 
// -----------------------------------------------------------
//  Points variable -- optional quest requirement.
//	setarray .Points$[0],"<variable name>","<display name>";
// -----------------------------------------------------------
 
	setarray .Points$[0],"#CASHPOINTS","Cash Points";
 
// -----------------------------------------------------------
//  Shop IDs -- to add shops, copy dummy data at bottom of file.
//	setarray .Shops$[1],"<Shop 1>","<Shop 2>"{,...};
// -----------------------------------------------------------
 
	setarray .Shops$[1],"- Elmos","- Asas","- Middle","- Set's";
 
// -----------------------------------------------------------
//  Quest items -- do NOT use a reward item more than once!
//	Add(<shop ID>,<reward ID>,<reward amount>,
//	    <Zeny cost>,<point cost>,
//	    <required item ID>,<required item amount>{,...});
// -----------------------------------------------------------
 
	Add(1,18230,1,10000000,0,5005,10,7082,20,2287,30,4047,1);
	Add(1,5032,1,0,0,1059,250,2221,1,2227,1,7063,600);
	Add(1,5027,1,0,0,2252,1,1036,400,7001,50,4052,1);
	Add(1,5045,1,0,0,2252,1,1054,450,943,1200);
 
	Add(2,1224,1,0,0,7297,30,969,10,999,50,714,10);
	Add(2,1225,1,0,0,7292,30,969,10,999,50,714,10);
 
	Add(3,531,1,3,0,512,1,713,1);
	Add(3,532,1,3,0,513,1,713,1);
	Add(3,533,1,3,0,514,1,713,1);
	Add(3,534,1,3,0,515,1,713,1);
 
	Add(4,531,1,3,0,512,1,713,1);
	Add(4,532,1,3,0,513,1,713,1);
	Add(4,533,1,3,0,514,1,713,1);
	Add(4,534,1,3,0,515,1,713,1);
 
	Add(5,531,1,3,0,512,1,713,1);
	Add(5,532,1,3,0,513,1,713,1);
	Add(5,533,1,3,0,514,1,713,1);
	Add(5,534,1,3,0,515,1,713,1);
 
// -----------------------------------------------------------
 
	freeloop(0);
	set .menu$,"";
	for(set .@i,1; .@i<=getarraysize(.Shops$); set .@i,.@i+1) {
		set .menu$, .menu$+.Shops$[.@i]+":";
		npcshopdelitem "qshop"+.@i,909;
	}
	end;
 
OnMenu:
	set .@size, getarraysize(@i);
	if (!.@size) set .@i, select(.menu$);
	else if (.@size == 1) set .@i, @i[0];
	else {
		for(set .@j,0; .@j<.@size; set .@j,.@j+1)
			set .@menu$, .@menu$+.Shops$[@i[.@j]]+":";
		set .@i, @i[select(.@menu$)-1];
	}
	deletearray @i[0],getarraysize(@i);
	if (.Shops$[.@i] == "") {
		message strcharinfo(0),"An error has occurred.";
		end;
	}
	dispbottom "[Quest Shop]: Atenção "+strcharinfo(0)+"! Selecione apenas uma Quest por vez.";
	callshop "qshop"+.@i,1;
	npcshopattach "qshop"+.@i;
	end;
 
OnBuyItem:
	// .@q[] : RewardID, BoughtAmt, RewardAmt, BaseAmt, ReqZeny, ReqPts, { ReqItem, ReqAmt, ... }
	setarray .@q[0],@bought_nameid[0],((@bought_quantity[0] > .MaxStack)?.MaxStack:@bought_quantity[0]);
	copyarray .@q[3],getd(".q_"+.@q[0]+"[0]"),getarraysize(getd(".q_"+.@q[0]));
	set .@q[2],.@q[1]*.@q[3];
	if (!.@q[2] || .@q[2] > 30000) {
		message strcharinfo(0),"You can't purchase that many "+getitemname(.@q[0])+".";
		end;
	}
	mes "[Quest Shop]";
	mes "Para fazer a quest do ^336633["+((.@q[2] > 1)?.@q[2]+"x ":"")+Slot(.@q[0])+"]^000000 precisarei dos seguintes itens:";
	if (.@q[4]) mes " > "+Chk(Zeny,.@q[4]*.@q[1])+(.@q[4]*.@q[1])+" Zenys^000000";
	if (.@q[5]) mes " > "+Chk(getd(.Points$[0]),.@q[5]*.@q[1])+(.@q[5]*.@q[1])+" "+.Points$[1]+" ("+getd(.Points$[0])+"/"+(.@q[5]*.@q[1])+")^000000";
	if (.@q[6]) for(set .@i,6; .@i<getarraysize(.@q); set .@i,.@i+2)
		mes " > "+Chk(countitem(.@q[.@i]),.@q[.@i+1]*.@q[1])+((.ShowID)?"{"+.@q[.@i]+"} ":"")+Slot(.@q[.@i])+" ("+countitem(.@q[.@i])+"/"+(.@q[.@i+1]*.@q[1])+")^000000";
	next;
	setarray @qe[1], getiteminfo(.@q[0],5), getiteminfo(.@q[0],11);
	if (@qe[2] > 0 && ((@qe[1] & 1) || (@qe[1] & 256) || (@qe[1] & 512) || (@qe[1] & 1024) || (@qe[1] & 2048) || (@qe[1] & 4096) || (@qe[1] & 4) || (@qe[1] & 8192)))
		set .@preview,1;
	addtimer 1000, strnpcinfo(0)+"::OnEnd";
	while(1) {
		switch(select(" - Faça, tenho todos os itens necessários.:"+((.@preview && !@qe[7])?" - Provar item...":"")+": - ^777777Cancelar^000000")) {
		case 1:
			if (@qe[0]) {
				mes "[Quest Shop]";
				mes "Desculpe, você não tem todos os itens necessários.";
				close;
			}
			if (!checkweight(.@q[0],.@q[2])) {
				mes "[Quest Shop]";
				mes "Desculpe, você está carregando muito peso. Livre-se de ^FF0000"+(((.@q[2]*getiteminfo(.@q[0],6))+Weight-MaxWeight)/10)+"^000000 de peso adicional para completar a troca.";
				close;
			}
			if (.@q[4]) Zeny -= (.@q[4]*.@q[1]);
			if (.@q[5]) setd .Points$[0], getd(.Points$[0])-(.@q[5]*.@q[1]);
			if (.@q[6]) for(set .@i,6; .@i<getarraysize(.@q); set .@i,.@i+2)
				delitem .@q[.@i],.@q[.@i+1]*.@q[1];
			getitem .@q[0],.@q[2];
			if (.Announce) announce strcharinfo(0)+" completou a quest "+((.@q[2] > 1)?.@q[2]+"x "+getitemname(.@q[0]):A_An(getitemname(.@q[0])))+"!",0;
			specialeffect2 EF_FLOWERLEAF;
			close;
		case 2:
			setarray @qe[3], getlook(LOOK_HEAD_BOTTOM), getlook(LOOK_HEAD_TOP), getlook(LOOK_HEAD_MID), getlook(LOOK_ROBE), 1;
			if ((@qe[1] & 1) || (@qe[1] & 4096)) changelook LOOK_HEAD_BOTTOM, @qe[2];
			else if ((@qe[1] & 256) || (@qe[1] & 1024)) changelook LOOK_HEAD_TOP, @qe[2];
			else if ((@qe[1] & 512) || (@qe[1] & 2048)) changelook LOOK_HEAD_MID, @qe[2];
			else if ((@qe[1] & 4) || (@qe[1] & 8192)) changelook LOOK_ROBE, @qe[2];
			break;
		case 3:
			close;
		}
	}
 
OnEnd:
	if (@qe[7]) {
		changelook LOOK_HEAD_BOTTOM, @qe[3];
		changelook LOOK_HEAD_TOP, @qe[4];
		changelook LOOK_HEAD_MID, @qe[5];
		changelook LOOK_ROBE, @qe[6];
	}
	deletearray @qe[0],8;
	end;
 
function Add {
	if (getitemname(getarg(1)) == "null") {
		debugmes "Quest reward #"+getarg(1)+" invalid (skipped).";
		return;
	}
	setarray .@j[0],getarg(2),getarg(3),getarg(4);
	for(set .@i,5; .@i<getargcount(); set .@i,.@i+2) {
		if (getitemname(getarg(.@i)) == "null") {
			debugmes "Quest requirement #"+getarg(.@i)+" invalid (skipped).";
			return;
		} else
			setarray .@j[.@i-2],getarg(.@i),getarg(.@i+1);
	}
	copyarray getd(".q_"+getarg(1)+"[0]"),.@j[0],getarraysize(.@j);
	npcshopadditem "qshop"+getarg(0),getarg(1),((.ShowZeny)?getarg(3):0);
	return;
}
 
function Chk {
	if (getarg(0) < getarg(1)) {
		set @qe[0],1;
		return "^FF0000";
	} else
		return "^336633";
}
 
function Slot {
	set .@s$,getitemname(getarg(0));
	switch(.ShowSlot) {
		case 1: if (!getitemslots(getarg(0))) return .@s$;
		case 2: if (getiteminfo(getarg(0),2) == 4 || getiteminfo(getarg(0),2) == 5) return .@s$+" ["+getitemslots(getarg(0))+"]";
		default: return .@s$;
	}
}
 
function A_An {
	setarray .@A$[0],"a","e","i","o","u";
	set .@B$, "_"+getarg(0);
	for(set .@i,0; .@i<5; set .@i,.@i+1)
		if (compare(.@B$,"_"+.@A$[.@i])) return "an "+getarg(0);
	return "a "+getarg(0);
}
}
 
function	script	qshop	{
	deletearray @i[0],getarraysize(@i);
	for(set .@i,0; .@i<getargcount(); set .@i,.@i+1)
		set @i[.@i],getarg(.@i);
	doevent "quest_shop::OnMenu";
	end;
}
 
 
// Dummy shop data -- copy as needed.
//============================================================
-	shop	qshop1	-1,909:-1
-	shop	qshop2	-1,909:-1
-	shop	qshop3	-1,909:-1
-	shop	qshop4	-1,909:-1
-	shop	qshop5	-1,909:-1

 

Edited by hardelite

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Posted (edited)

Este NPC é realmente confuso para quem não tem costume de mexer em Labels e Funções.

A parte do código que mostrei se localiza no local onde ocorre o Label "Menu:" na linha 75. Repare que eu adicionei os 3 comandos "mes" ali e ao fim coloquei um "close" antes do end, por ser necessário haver close quando se tem mes. Não testei este script, logo não sei o que esperar exatamente disto, pois este NPC mistura falas com "mes", "message" e "dispbottom". Talvez rodando o NPC eu entendesse melhor, mas estou sem tempo.

Edited by Fou lu Yorae Dragon

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