Jump to content
Sign in to follow this  
JulioCF

[bRO]Sobre as instabilidades no acesso aos servidores (18/08)

Recommended Posts

Pessoal,
Durante a manutenção de hoje, 18/08, realizamos uma nova bateria de melhorias no ambiente e nas configurações dos servidores de Ragnarök, visando solucionar as instabilidades que vêm afligindo o jogo. O impacto que as quedas do banco têm causado foi minimizado. Entretanto, a situação persiste.
Por esse motivo, desativamos os períodos de Guerra 1.0 e 2.0 em todos os servidores, a fim de evitar que o panorama das competições piore ainda mais. Além disso, vamos falar sobre todo o ocorrido, desde o começo, para esclarecer qualquer ponto que não tenha ficado claro. É uma leitura longa.
A situação, até agora
Em 14 de julho, bem no meio das férias, os servidores começaram a apresentar os primeiros sinais das instabilidades. O Banco de Dados caiu, sem razão aparente, e todos os serviços perderam comunicação com ele. Quem tentava se conectar não conseguia, pelo Login ficar vários minutos procurando o banco. Quem estava no jogo provavelmente não notaria de imediato mas, no momento em que tivesse de voltar ao jogo, mudar de mapa ou qualquer outra ação mais complexa, cairia no mesmo caso - algo que fatalmente aconteceria em um dia de Guerra.
A situação completou um mês na última sexta-feira. Mesmo diante dos esforços conjuntos de diversas empresas, continua a ocorrer. Acredite, este é um cenário desconcertante que gera frustrações em diversos níveis. Primeiro, é obviamente frustrante para vocês, que se tornam reféns da sorte para acessar o jogo e se divertir como desejam. Segundo, é frustrante para nós, por não podemos oferecer um serviço de qualidade para todos. Ninguém gosta de oferecer um trabalho de qualidade ruim.
O que vocês estão fazendo para solucionar?
Muita coisa. Quando os primeiros sinais ocorreram, nossa primeira reação foi agir como na ocasião em que outro jogo nosso apresentou sintomas semelhantes, no final de 2014. Naquele caso perto do Natal, tivemos falhas físicas no disco por conta das fortes chuvas que atingiam São Paulo.
Assim, acreditamos que o problema atual era um caso de Hardware. Trocamos os discos, remontamos a estrutura dos servidores e instalamos todos os programas necessários. Por aquele final de semana, tudo parecia resolvido.
Entretanto, as falhas voltaram a ocorrer. Realizamos novas trocas de hardware e trabalhamos com nosso Datacenter mudando configurações - tudo sem sucesso. Mesmo a Gravity, que acompanhou todo o caso desde os primeiros sinais, não entendia o que estava ocorrendo. Assim, começamos a coletar (literalmente) gigas de logs, que eram enviados à desenvolvedora e analisados internamente. Todos os dados eram cruzados, para o caso de indicarem uma solução. Realizamos inúmeros procedimentos em diferentes períodos do dia, alteramos diversas configurações, trocamos as máquinas mais de uma vez - mas nada conclusivo.
As soluções conhecidas estão se esgotando. Isso não significa que ficaremos de braços cruzados. Em paralelo a tudo isso, estamos com um chamado aberto na Microsoft, que está analisando a estrutura de softwares deles no ambiente para encontrar qualquer falha que possa estar causando tudo isso. E estamos analisando alternativas que não foram exploradas, ainda.
As instabilidades vão continuar por quanto tempo?
É difícil precisar um prazo para uma solução definitiva. Se dependesse exclusivamente de nós, pode ter certeza de que ele já teria sido resolvido ao longo do último mês. Sabemos o quão ruim isso é para nossos jogadores. Neste meio tempo tivemos de cancelar ou adiar vários eventos muito legais que havíamos preparado, como Chefênia e o período bonificado das férias.
Estamos trabalhando em regime integral para resolver isso, mas não há um prazo - o que não é legal para ninguém. Vocês estão perdendo planejamentos que havíamos feito para deixá-los felizes em se divertir em Ragnarök. Para tornar a situação mais grave, o aniversário de 11 anos está chegando. É de partir o coração ter de adiar a quantidade gigante de eventos e ações tão legais que havíamos programado para todos. Talvez seja preciso, para evitar aumentar sua frustração ("po, vocês estão fazendo esses eventos todos e eu nem consigo logar!").
E as Guerras?
Na manutenção de hoje, os portais para os feudos e para os castelos das Guerras 1.0 e 2.0 foram desativados, impossibilitando seu acesso. Isso impede, inclusive, que os líderes coletem os tesouros. Por ora, esses itens não serão restituídos, pois (literalmente) congelaremos os períodos de Guerra e ninguém se beneficiará pelo tempo prolongado de posse. Após tudo ser resolvido, analisaremos a situação dos Clãs que ficaram com os Castelos e verificar com a Gravity se algo pode ser feito a respeito.
Por que demorou tanto para desativarem as Guerras?
Dois motivos:
1) Não há como desabilitar as Guerras. Foi algo que a Gravity só descobriu quando tentou fazer isso. A chegada da Guerra TE alterou alguma opção que impede a suspensão das guerras por um determinado período de tempo.
2) Havia a previsão de solucionarmos em definitivo a situação na manutenção de hoje. O que, infelizmente, não ocorreu.
Depois de vários estudos, a solução encontrada para desativar as guerras foi a utilizada no início de novos servidores, quando as GdEs não estão ativas, mas os Emperiums estão: a de remover os portais que levam aos feudos. Isso, entretanto, fez com que todos que se desconectaram nesses mapas (por exemplo, personagens de líderes de clã que recolhem tesouros) ficassem presos ali.
Estou preso. O que devo fazer?
Use uma Asa de Borboleta, um teleporte ou qualquer outro. Se não for possível, envie um ticket para nossa central de suporte para que ele seja movido do lugar. Não são muitos casos, e estamos solucionando cada um deles. Por enquanto, pedimos a todos que não tentem acessar estes mapas, pois não há necessidade, já que estão desativados.
Nota: Portais abertos para esses mapas também resultarão na mesma situação. Abrir Portais propositalmente para gerar personagens presos pode fazer com que sua conta seja bloqueada por abuso de uso de habilidade.
Tá, mas e a Guerra TE?
Estamos verificando com a Gravity a possibilidade de desativar também a Guerra TE, já que a entrada para o evento fica nos feudos. Provavelmente realizaremos uma manutenção nos próximos dias para realizar este ajuste. Os 3 períodos ficarão desativados por tempo indeterminado.
Haverá compensação?
Sim, haverá. Mas apenas após encontrarmos uma solução definitiva para toda esta situação e termos uma visão geral do tempo decorrido em tudo isso. Qualquer compensação realizada agora não compreenderá o período em que o acesso aos servidores estiver instável. Precisaríamos realizar novas entregas proporcionalmente ao tempo em que o fato se prolongar.
Isso é tudo o que temos, até o momento. A cada novidade, estamos atualizando o Fórum do jogo, no tópico http://goo.gl/4sz5v8. Recomendamos que você acompanhe o andamento por lá. Infelizmente, contamos com sua compreensão durante este período frustrante. É do interesse de todos que tudo isso se resolva o quanto antes. Até lá, agradecemos por sua paciência.
Ganfal

acho engraçado ninguém na level up saber usar o aegis pra deixar os portais

Pq tudo é DDoS?

Porque é o que está no auge de uso.

Ou, não podem...

Engraçado a LUG bater na tecla de que não pode mexer em nada no servidor, por que outros servidores(iRO por exemplo) lançam alguns exclusivos? Quests e etc?

O pior ainda é ela dizer que não é ela que determina os itens que vão ser de cash e etc.

Até parece que é tanta burocracia assim por um jogo quase morto, por favor né..

Quanto a instabilidade o pessoal faz um mimimi mas continua jogando..

O jogo ta morrendo mas eu fiz 330 reais onde nele..

Quanto a instabilidade o pessoal faz um mimimi mas continua jogando..

O jogo ta morrendo mas eu fiz 330 reais onde nele..

Se você acha 330 reais muita coisa, xD

~ pra quem tirava +10~15k antigamente

Edited by Wolf

Eu acho, e tem gente que ainda tira +10k no Odin :)

Infelizmente só ando fazendo dinheiro no Thor e como no Thor TG dropa de Poring tirar 330 reais é muita coisa :p

Até parece que é tanta burocracia assim por um jogo quase morto, por favor né..

A wof, contrato não é coisa que se brinca por ai a torto e direita.. fora que tem que pensar que é cômodo pra eles simplesmente não poderem fazer nada e dizer é tupo pela desenvolvedora.

Boatos que a Openkore foi para o espaço, procede ?

Claro, bom pelo menos existia, já desativaram a comunidade no face, o site está direcionando para o site do Rag..

Engraçado a LUG bater na tecla de que não pode mexer em nada no servidor, por que outros servidores(iRO por exemplo) lançam alguns exclusivos? Quests e etc?

O pior ainda é ela dizer que não é ela que determina os itens que vão ser de cash e etc.

Rapaz, fala isso não! CALUNIA!

Já ouviu aquele ditado: Pra mal fodedor, até o saco atrapalha? SAUIHSAIUSHAISUHA

"Vamos jogar tudo da nossa incompetência pro cú da gravity, eles tão lá do outro lado do mundo mesmo."

Só defende a LUG e seus jogos (n só ragnarok), quem ganha dinheiro com eles e/ou com a incompetência deles.

Como assim cara, recomendou o eA ?

Se tem até uma certa razão, besta é quem paga pra jogar os jogos/itens dela, se todo mundo pensa-se que está errado e que outras empresas de games que tenha interesse e tenha mais competência que a levelupgames não contribuía, deixaria a própria gravity tomar medidas necessárias e levantar porque o jogo dela não é bem sucedido em um determinado país, mais já que o dinheiro fala mais alto que necessidades, faz um jogo bugado ser bem sucedido.

O mais engraçado é que esses dias enviei um ticket de sugestões recomendando o eAthena pra eles, e até agora não responderam.

E nem vão responder, não tem porque eles trocarem. Uma vez que o 'emulador' deles é o original e o licenciado. O problema não é esse não, é a incompetência e a má administração mesmo.

COMO uma empresa desse tamanho, depende de enviar logs e esperar a gravity para corrigir problemas desse tipo? Isso não é incompetência e má administração? Dizer que 'nem a gravity sabe o que está acontecendo?'. Piada né? Isso é porque eles não conseguiram resolver e agora precisam esperar a gravity analisar tudo e corrigir alguma merda que provavelmente eles mesmo fizeram.

Duvido que no 'contrato', exista algo do tipo: Se vocês tiverem problemas, sómente a gravity e seus tecnicos podem resolver, você vai ter que esperar tentarmos resolver remotamente ou caso contrário esperar um asiático bolado chegar em seu país, até lá pau no seu cu. (acredito sim, que alguns problemas sómente a gravity por força de contrato possa corrigir, até mesmo pra evitar que cada publisher fique fazendo gambiarra no 'emulador', mas acho que é sómente em casos extremos.)

Vocês sinceramente, do fundo do coração acreditam nesse texto acima? Quem aqui já foi dono de ragnarok private, sabe BEM o que é enrolar jogador. Eles fazem o mesmo, em proporções maiores. rs

Eu só sei que enquanto eu tiver fazendo um trocado fácil eu continuo com lag, com bot, com bug...

• Love 1

Eu só sei que enquanto eu tiver fazendo um trocado fácil eu continuo com lag, com bot, com bug...

Sim, você tá certo. Só to falando que como JOGADOR (buscando diversão) ninguém ou poucos jogam ainda.

Ninguém inicia mais, só os mesmos estão lá. Ragnarok vai demorar um pouco pra acabar, porque sempre tem aquele jogador antigo que entra pra matar a saudade e acaba jogando por um tempo. Tem aquele que joga só WOE, etc. Mas atrair jogador novos, não atrai. (até mesmo porque tem muitos outros mmos new generation, e muito melhor administrados.)

Cara, eu confio mais jogar em um private do que no bRO. Estou sendo sincero.

Né..

Privates muito melhores administrados(alguns) e "sem" bugs.. Eu meio que desiludi um pouco de ragnarok, mas ainda sim, acho que não só eu, mas muitos que deixaram de jogar o bRO(por diversão) voltariam a jogar se por algum mistério divino trocassem a administradora. Não querendo criticar a LUG mas já criticando, não é possível que la os caras não possam(não sabem) resolver merda nenhuma que acontece. Ao meu ver o que fazem na LUG qualquer um que conheça porcamente um emulador pode fazer o trabalho que eles fazem. Afinal é simples "aplicam-se" os patchs no "emulador" deles e se der merda corre pra Gravity pra uma solução.

Privates muito melhores administrados(alguns) e "sem" bugs.. Eu meio que desiludi um pouco de ragnarok, mas ainda sim, acho que não só eu, mas muitos que deixaram de jogar o bRO(por diversão) voltariam a jogar se por algum mistério divino trocassem a administradora. Não querendo criticar a LUG mas já criticando, não é possível que la os caras não possam(não sabem) resolver merda nenhuma que acontece. Ao meu ver o que fazem na LUG qualquer um que conheça porcamente um emulador pode fazer o trabalho que eles fazem. Afinal é simples "aplicam-se" os patchs no "emulador" deles e se der merda corre pra Gravity pra uma solução.

Também não é assim não cara rs, o emulador oficial não é nem um pouco parecido com o que utilizamos (tirando o envio de packets e talz). O Aegis é bem mais complexo para se criar scripts e entre outros, ele ocupa uma memória ram absurda e na teoria é mais estável. Mas mesmo assim, não é um bicho de sete cabeças remover um portal no aegis com a instrução certa. Me pergunto se eles não possuem um servidor de testes para tentar isso.

O bRO por anos teve um kRO para testes de novos episódios. Mas por falta de necessidade e determinação da Desenvolvedora(vulgo, Gravity) foi removido.

Bom, o post foi mais colocado pra causar uma treta e pra confirmar algumas coisas pessoais minhas rs

Sign in to follow this  

Seja bem vindo ao Cronus-Emulator.
É sempre um prazer te-lo conosco.
Você pode visualizar nossas áreas de suporte para encontrar suas soluções sem a necessidade de se registrar!
Registrando em nossa comunidade, você poderá conhecer mais sobre nosso projeto, criar tópicos, responder tópicos existentes, baixar milhares de recursos em nosso sistema de downloads, participar de nossa comunidade, customizar seu perfil e muito mais... Se você já possui uma conta, faça seu login - ou crie uma conta. Também temos integração com Google+ e Facebook.

• Create New...